domingo, 9 de setembro de 2012

Amamentação: Uma fonte natural de nutrição

Tenho achado na internet muitas pesquisa e sites sobre amamentação, cresce cada dia mais o número de mães que se conscientizaram da importância de amamentar o seu bebê. Claro que com a correria do dia-a-dia e o crescente numero de mães que trabalham o tempo de amamentação exclusiva tem diminuído muito, e com isso o acesso a fórmulas tem aumentado muito também. Mas uma coisa que tem faltado é o acesso as demais informações como o quanto trocar leite materno por fórmulas é prejudicial, ou como armazenar leite materno para oferecer a criança enquanto a mãe trabalha, enfim, informações que priorizem a amamentação e não a retirada total do leite materno.
Esse assunto é muito longo e merece vários tópicos de discussão, para quem tem interesse em pesquisar mais sobre o assunto seguem alguns links para consulta:







Essa é uma fotinha da minha princesa na primeira mamada em casa, realmente amamentar é um momento único entre mãe e filho, pois as vezes é o único momento que você tem a sós com o seu bebê. Não é fácil optar pela amamentação exclusiva, no caminho você vai encontrar várias pessoas (inclusive pediatras) que te aconselharão a introduzir outro tipo de leite. Você soma tudo isso ao cansaço de cuidar de um bebezinho, trabalho, casa, marido, outro filho, e só de pensar em ficar disponível para o bebe a todo momento que ele desejar mamar dá um desespero...mas vale a pena seguir firme. Pesquisar sobre os benefícios do aleitamento, conversar com mães que optaram por amamentar seus bebes também ajuda muito. Superar esses obstáculos nos coloca em outro ponto, quando parar de amamentar?
Quando a Leticia tinha 1 ano de idade um pediatra me falou que meu leite já era desnecessário para ela, que eu poderia iniciar o desmame, me recusei, pois ela ainda pedia muito para mamar antes de dormir, e não me incomodava amamentar nesse horário, foi a melhor decisão que já tomei! Muitos me diziam que amamentar demais iria tornar minha filha dependente de mim, descordo, ela é muito independente, e amamenta-la só me trouxe benefícios uma  vez que a deixou muito mais imune, além de que, nas famosas gripes ou dorzinhas de garganta que toda criança tem, ela não deixava de mamar, então ela sempre se alimentava mesmo doentinha. Mas não foi fácil amamentar até os quase 3 anos de idade dela, quando ela por si só começou a deixar o peito de lado. Hoje estou gravida de  4 meses e minha filha já passou da fase do desmame e não sofreu por que não a obriguei a isso.

Amamentar só traz benefícios tanto para a mãe como para o bebe, nos próximos posts vou tentar mostrar essa lista gigante de benefícios e também mostrar o quanto somos influenciadas por mitos e medos quando o assunto é amamentação. Por hora fica pra todas a recomendação da OMS com relação a amamentação:

-Organização Mundial de Saúde (OMS)recomendapara a população em geralque os bebês recebam exclusivamente leite materno durante os primeiros seis meses de idadeDepois dos seis meses, com o objetivo de suprir suas necessidades nutricionais, a criança deve começar a receber alimentação complementar segura e nutricionalmente adequadajuntamente com a amamentaçãoaté os dois anos de idade - ou mais.



Um comentário:

  1. Como pai sei como é importante amamentar, quando vejo esse momento entre minha esposa e minha filha percebo o quanto Deus é perfeito em tudo que faz!

    ResponderExcluir